top of page

maré de matos 

vale do rio doce, brasil. vive e trabalha em são paulo, brasil.

IMG_3042 2.HEIC

〰️

 

artista transdisciplinar. graduada em artes visuais (2009, UEMG), mestre em teoria literária (2020, UFPE) e doutoranda no diversitas (núcleo de estudos das diversidades, intolerâncias e conflitos, USP).

exercita o tensionamento entre subjetividade e objetividade; e defende o direito à emoção de populações retiradas do estatuto da humanidade. Especula conceitos como fronteira, justiça, verdade e dignidade na encruzilhada entre pensamento, imagem e palavra. 

fundou a bendito ofício (2010), por onde promove aproximações entre palavra-imagem-educação-vida.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 

2024

Sonhar é sério, Galeria Lume, São Paulo, Brasil

2023
‘Um sentido que chega a tempo’, Sp-arte Rotas Brasileiras, São Paulo, Brasil

’Mais valor que valia’, MIS-CAMPINAS, Campinas, Brasil 

'Mais valor que valia', Pinacoteca de Botucatu, Botucatu, Brasil

'Mais valor que valia', Museu de arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, Brasil

2022
’Mais valor que valia’, texto crítico de Ricardo Aleixo, Galeria Lume, São Paulo, Brasil

2016
Como viver do desejo - MAMAM, Recife, Brasil 

EXPOSIÇÕES COLETIVAS 

2024

Atlântico Floresta, Curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan e Amanda Rezende, MAR, RJ, Brasil

Dona Fulô e outras jóias negras, curadoria de Carol Barreto, Eneida Sanches e Marília Panitz, MAC, Salvador, Bahia

Atlântico Vermelho, Palácio das Nações, Onu, Genebra, Suíça

Parque de esculturas Casa do Governador, Vila Velha, ES, Brasil

Todo corpo em deslocamento tem trajetória, Galeria Fidanza, Pará, Brasil

Todo muro é uma faixa, curadoria de Khadyg Fares, GDA, São Paulo, Brasil

Um defeito de cor, curadoria de Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan, Sesc Pinheiros, SP, Brasil

Brasis, Sesc Quitandinha, Petrópolis, RJ, Brasil

Tremor dasí lnguas, curadoria de Ariana Nuala, Amparo 60, Rotas brasileiras, SP, Brasil

 

2023

Laroyê, grande rio, curadoria de Leonardo Antan, Luise Campos e Thomas Reis, MAR, RJ,  Brasil

Arrecifes, curadoria de Guilherme Moraes e Walter Arcela, Amparo 60, Recife, Brasil

Um defeito de cor, curadoria de Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan, MUNCAB, Salvador, Brasil

Meu corpo: território em disputa, curadoria de Galciane Neves, Nara Roesler, São Paulo, Brasil
Mulheres que mudaram 200 anos, Caixa cultural, São Paulo, Brasil 

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros, curadoria de Hélio Menezes e Raquel Barreto, MAR, RJ, Brasil

2022

Um enorme passado pela frente, curadoria de Cristiana Tejo, Plataforma Revolver, Lisboa, Portugal.
Histórias Brasileiras, curadoria de André Mesquita e Lilia Schwarcz, Masp, São Paulo, Brasil
Social Fabric: Art and Activism in Contemporary Brazil, Visual Arts Center, Austin, Texas. EUA.
Um defeito de cor, curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan, Ana Maria Gonçalves, MAR, Rio de Janeiro, Brasil.
Horizontes Moventes, MAPA, Natal, Brasil.
Ferramenta, ferragem, ferrugem, curadoria de Ana Elisa Lidizia, Paço das artes, SP, Brasil,
No meio da rua no meio do redemoinho, curadoria de Catarina Duncan, Pacaembu, São Paulo, Brasil.

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros, curadoria de Hélio Menezes e Raquel Barreto, Sesc Rio Preto, SP, Brasil

2021
Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros, curadoria de Hélio Menezes e Raquel Barreto, IMS, São Paulo, Brasil.
Por um sopro de fúria e esperança, curadoria de Galciane Neves e Natalie Understell, MUBE, São Paulo, Brasil.
Língua Solta, curadoria Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes, Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, Brasil
Real Fake, curadoria de Paulo Kassab, Galeria Lume, São Paulo, Brasil

Púlpito Público, Museu Afro Brasil, São Paulo, Brasil

Nossa Senhora da Tripla Jornada, Museu de Arte de Rua (MAR), São Paulo, Brasil

2020

10 Mostra 3M de arte: Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade, curadoria de Camila Bechelany, Ibirapuera, São Paulo, Brasil

Abre caminhos!, curadoria de Hélio Menezes, CCSP, São Paulo, Brasil 

Farsa, curadoria de Marta Mestre, Sesc Pompeia, São Paulo,  Brasil

 

2019
Sertão: 36 Panorama da Arte Brasileira, curadoria de Júlia Rebouças e assistência curatorial de Catarina Duncan, MAM-SP, São Paulo, Brasil 

Ontem, hoje, agora, curadoria Catarina Duncan, Solar dos abacaxis, Rio de Janeiro, Brasil

Epistemologias Comunitárias: Arte contemporânea de autoria negra, curadoria Janaína Barros, Centro Cultural UFMG, Belo Horizonte, Brasil

Cataclisma, Garrido Galeria, Recife, Brasil
Entremoveres, curadoria Ariana Nuala e Ana Lira, Museu da Abolição, Recife, Brasil

 

2018
⦿ , curadoria de Catarina Duncan, Galeria Leme, São Paulo, Brasil
Os da minha rua, curadoria de Joana D’Arc Lima, Museu da Abolição, Recife, Brasil

Vetores, curadoria Ariana Nuala, Museu Murilo La Greca, Recife, Brasil
A noite não adormecerá, curadoria de Julya Vasconcelos, Amparo 60, Recife, Brasil 

 

PRÊMIOS

2022

Prêmio Leda Maria Martins, com o texto Ouroboros, na categoria Oralitura

2021

Prêmio por histórico de realização em Artes Visuais, Secretaria de cultura e Economia criativa, SP

Indicada ao Prêmio Pipa

FILMES

2024

Outros nomes pra dignidade

residência artística

2022

2021-2022

2021

2016

koda: racial justice (ny, eua)

veiculo sur (frança | são paulo)

pivô arte e pesquisa (são paulo)

afrotranscendence (são paulo)

bendito ofício  © 2024

bottom of page